Contando os dias...

Daisypath Wedding tickers

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Madrinhas: padronizar ou não?

Padronizar os vestidos das madrinhas tem sido a opção de muitas noivas, em busca de harmonia no altar (comentei aqui), mas ainda é causa de polêmica.

Eu acho a ideia legal, realmente a padronização causa um efeito bacana nas fotos e enriquece o altar, mas deve haver cuidado ao optar por ela, pois o consenso entre as madrinhas e a noiva nem sempre é tão simples.

Sem contar que os noivos devem avaliar a possibilidade de arcar com parte ou todo o custo quando impõem aos convidados o que vestir, sejam pajens, damas ou padrinhos, e também considerar o perfil de seus convidados de honra para não deixar ninguém desconfortável.

Já refleti muito sobre o assunto e cheguei à conclusão de que não irei exigir nada das minhas madrinhas, o faria se pudesse bancar os vestidos. Acho mais justo que as noivas banquem os seus sonhos, ninguém é obrigado a abraçar as nossas ideias (muitas vezes loucas e frutos de capricho, não é verdade?). Claro que esperamos compreensão e empenho dos nossos padrinhos para nos ajudar com os preparativos, mas acredito ser muito difícil fazer certas exigências sem, mesmo que indiretamente, fazer com que eles se sintam obrigados a nos agradar. Não quero forçar nada e nem criar possíveis situações desconfortáveis.
 
Quero as minhas madrinhas lindas e produzidas no altar sim, mas todas a seu gosto.

Só devo orientá-las a não usar tons muito próximos ao branco e cores muito escuras (preto e marrom), o que é de praxe. Não sou fã de estampa, mas também não pretendo impedir que usem.

Quero que todos estejam à vontade no nosso grande dia!


Google Imagens

Lembrando que é só a minha opinião.

Beijos!

25 comentários:

  1. Eu não padronizei por que muitas me procuraram dizendo que ja tinham o vestido e as cores não batiam então paciencia né.. rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho desnecessário, por isso optei por não padronizar. Até porque entrar num consenso com todas pode gerar uma dorzinha de cabeça né.
      Beijos, Gabi!

      Excluir
  2. Oi, Kelly!
    Concordo com tudo que vc disse.

    Eu acho lindo madrinhas com vestidos iguais, seja o modelo ou apenas a cor, mas sinceramente acho isso super chato!
    Mesmo arcando com o modelito... Se uma não gostar de tal cor ou se tal modelo não fique bem no corpo de alguma delas é uma confusão só. Acho que as madrinhas devem ficar a vontade na escolha do vestido.
    Confesso que apesar de achar bonito nas fotos acho uma frescurinha bem desnecessária... Minha humilde opinião né!

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que entrar num consenso com a mulherada, seja de cor ou modelo, é difícil e pode gerar insatisfação. Mesmo achando legal padronizar, acho que não vale a pena correr o risco de causar desconforto, por isso optei por deixá-las livres para escolher.
      Beijos, Iara!

      Excluir
  3. Eu concordo com você.
    Pra padronizar a noiva tem que arcar com os custos sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho injusto repassar o custo dos nossos sonhos. Mas claro que isso pode ser conversado com a madrinha, não existe regra. Eu é que não me sentiria confortável de fazer tal exigência sem arcar com o custo da brincadeira, rs.
      Beijos, Sol!

      Excluir
  4. Oii, eu também não vou exigir nada... cada uma vai como se sentir melhor ^^

    BJss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu vou fazer. Acho que assim a mulherada fica mais à vontade.
      Beijos

      Excluir

  5. Não concordo com nenhum tipo de padronização. Toda vez escuto que a noiva conversou com as madrinhas e elas preferiram não aderir a essa ideia. Fico feliz quando vejo as noivas respeitarem pessoas tão queridas e não colocarem seus sonhos acima de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem convidei as minhas madrinhas ainda, mas já vinha pensando se uma exigência dessa poderia causar alguma insatisfação. Cheguei à conclusão de que não vale a pena correr o risco de causar desconforto, especialmente porque isso nem é tão relevante pra mim.
      Beijos, Thais!

      Excluir
  6. Oi Kelly! Eu sugeri as minhas madrinhas que elas fossem com o mesmo tecido, eu tinha um sonho de sessão da tarde, sabe? Daqueles filmes com as madrinhas todas iguais... elas gostaram da ideia e apoiaram. Mas se não quisessem eu jamais obrigaria, claro. Nós escolhemos 2 tecidos, um liso e uma renda e cada uma escolheu o modelo que quis e usou a combinação dos tecidos como quis também! Teve desde vestido todo coberto com a renda até vestido todo liso só com uma faixa de renda na cintura. Na minha opinião, eu como madrinha de uma amiga querida, faria qualquer coisa que a noiva pedisse, até ir de biquine ou vestida de carmen miranda! Porque é o dia dela, e não o meu! Não custa nada abrir mão dos meus gostos e vontades um único dia, o dia do casamento dela. A questão financeira, se eu não tivesse como arcar abriria o jogo com ela, afinal, se ela me escolheu para madrinha e porque somos amigas e sabemos da vida uma da outra, não é? Essa é minha opinião! Sabe aquele filme Vestida pra casar? Pois é, sou eu, kkkk! Faria de tudo para ver uma amiga querida e noiva feliz! bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguma amiga minha me fizesse essa proposta certamente eu aceitaria e abraçaria a ideia. Até porque acho realmente muito bonito (suas fotos ficaram lindas!). Mas a questão que eu quis levantar foi outra. Sinto que algumas noivas acham que suas madrinhas têm a obrigação de aceitar todas as suas ideias e fazer de tudo para colocá-las em prática. E não é bem assim. Não é todo mundo que se sente à vontade vestida de determinada maneira (mesmo que por um só dia). Talvez uma tia ou outra pessoa mais velha não compreenda tão bem quanto uma amiga. Esse tipo de avaliação que deve ser feita. Claro que se se tratar de um sonho, vale sim a pena insistir. Mas se for só uma questão de achar bonitinho (meu caso) talvez não valha a pena correr o risco de causar desconforto. Entende?
      Beijos, Lud

      Excluir
    2. Falou tudo gêmea. Acho que convidamos pra madrinhas as pessoas mais próximas e queridas, e por esse motivo sabemos como anda a vida financeira dessas pessoas (mesmo que por alto). Se arcar com um vestido de tal cor não for algo viável, certamente a noiva deve pagar. No meu caso, as minhas lindas toparam e amaram a ideia e cada uma arcou com seu vestido (teve desde vestido alugado a vestido feito sob medida). Escolhi apenas a cor e deixei o tecido e modelo livre. Mas entendo que esse é um assunto muito polêmico. Contudo, se um dia eu for madrinha, serei dessas que vc falou, que faz qualquer coisa pela alegria da amiga noivinha! :)

      Excluir
    3. De tanto ver por aí noiva dizendo que teve dor de cabeça para padronizar, parei para pensar no assunto e cheguei à conclusão de que, às vezes, as noivas não usam o bom senso e não avaliam o perfil das suas madrinhas antes de fazer a proposta. E foi por isso que eu resolvi falar sobre isso. Mas é claro que nada disso é regra. Tudo depende de diálogo. Se um dia eu for madrinha, também serei dessas. Mas entendo que há quem não se sinta à vontade.
      Minha intenção não é polemizar, muito menos criticar (até porque acho lindo), mas acho que expor minha opinião pode ajudar outras noivas a refletir.
      Beijos

      Excluir
    4. Eu entendi seu ponto de vista Kelly, e mesmo que vc ache algo rídulo ou a noiva sem noção (o que não foi o caso), é um direito seu expor! As pessoas tem que aprender a lidar com opiniões diferentes. E eu concordo em muita coisa do que vc disse, a noiva tem que conhecer bem o perfil de suas madrinhas antes de pedir algo assim. Refletir é sempre bom!!!
      Bjim

      Excluir
  7. Eu acho bonito, mas é difícil de achar um modelo que fique bem em todas, afinal, corpos diferentes...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí que surge o problema. Entrar num consenso com a mulherada não é nada fácil. Se a noiva não fizer muita questão, acho mais confortável pra todo mundo deixar as madrinhas à vontade.
      Beijos

      Excluir
  8. Então, eu padronizei, defini que queria todas de rosa, independente do tom e do modelo, isso é livre!
    Sinceramente, apenas uma se opôs e que bom, pq ela era a única q convidei por obrigação (ela é madrasta do noivo e pra nao ficar deslocada na cerimonia ela seria madrinha).
    Quem gosta de vc, embarca no seu sonho sem que isso seja forçado ou incomodo.
    Agora falar (não foi vc) que quem faz padronização não respeita as madrinhas, eu discordo. Pq não foi assim no meu caso e acredito que no da maioria que padroniza, as pessoas aceitaram numa boa.


    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não acho que isso seja um desrespeito, só acho que pode gerar insatisfação. Mas nada é regra, tudo depende do perfil das suas madrinhas. E isso que eu acho que deve ser levado em consideração pela noiva. Minhas amigas achariam isso o máximo, mas talvez uma tia não. Quem gosta da gente embarca mesmo no nosso sonho, mas nem sempre totalmente confortável com a situação. Só quis trazer o outro lado.
      Beijos, Fê!

      Excluir
  9. Eu queria Kelly padronizar...porém acabei deixando de lado!
    Pedi que seja longo e nada de tons claros.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não vale a pena correr o risco de causar desconforto, especialmente quando isso nem é tão relevante (meu caso).
      Beijos, Luh!

      Excluir
  10. Eu estou na maior dúvida, queria padronizar mas tb quero deixá-las a vontade, acho que vou perguntar se todas topam a ideia ou não.
    Ah, tem sorteio no blog, corre lá e participe: http://casamentoemsp.blogspot.com.br/2013/04/1o-sorteio-do-blog-em-parceria-com.html
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que abrir o jogo com as madrinhas é a melhor opção. Assim você já vai ter uma ideia de quem topa numa boa e quem fica na defensiva.
      Beijos

      Excluir
  11. Eu acho a coisa mais linda do mundo as madrinhas padronizadas, queria muito, fiquei cheia de dúvidas...
    Resolvi conversar com as minhas madrinhas, afinal é um pouco complicado, mas é o meu dia, são as minhas fotos e sabe o que elas acharam??? O máximo!!! Não dei 1 opção de cor, pedi pra que escolhessem qualquer tom de rosa, desde o mais claro até o mega pink. Fiquei super feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!
      Por isso que eu disse que tudo depende do perfil das madrinhas. Não há regra. Eu adoraria se uma amiga me fizesse essa proposta. Só acho que deve haver o cuidado da noiva de avaliar isso direitinho.
      Beijos

      Excluir